Acabei de fazer uma imersão em inovação na Smart City, evento que reuniu em Barcelona representantes dos seis continentes, compartilhando boas experiências em cidades ao
redor do mundo.
Fiquei impressionado, confesso.
Mas não deslocado.
Pois, no ponto mais oriental das Américas, também temos um punhado de bons exemplos para mostrar.
Um deles acabou de ficar pronto, na região das Três Ruas, nos Bancários – meu lar desde sempre.
O complexo, que reúne viaduto e parque linear, transformou o cenário do bairro, resolvendo gargalos na mobilidade e amplificando os espaços de lazer.
E tudo com a necessária – e devida – responsabilidade com a sustentabilidade ambiental.
João Pessoa, que sempre foi referência em arborização, segue com o governador João Azevêdo, em parceria com a gestão municipal, focada na sustentabilidade ambiental.
Além de já refletir na redução dos congestionamentos na Sérgio Guerra – o que também reduz a emissão de gases da frota -, o complexo das Três Ruas surgiu com o compromisso
de mitigar o impacto ambiental causado pelas obras.
Tudo o que foi desmatado será replantado.
O que tiramos da natureza volta pra natureza, garantindo um mínimo de convivência harmônica entre os equipamentos urbanos que precisamos e a conservação dos nossos estoques naturais.
Como bem disse o governador João Azevêdo, o governo bota na balança a urgência social junto com o impacto ambiental e soma os resultados sempre em favor da Paraíba.
O complexo das três ruas, com suas soluções logísticas e responsabilidade com o meio ambiente, é um exemplo absolutamente smart de gestão urbana.
Coisa pra gringo ver.