Carlos Tibério Limeira Santos Fernandes – Tibério Limeira – é um paraibano natural de João Pessoa. Formado em Contabilidade pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desde muito cedo, trilha o caminho de unir música e arte com militância política e social. Hoje, aos 38 anos, ocupa o cargo de secretário de Administração do Estado da Paraíba – missão que assumiu no começo de 2023. Contudo, sua trajetória de trabalho, compromisso social e construção de pontes para o avanço coletivo começa lá atrás.
A infância
Nascido em primeiro de fevereiro de 1985, Tibério é filho de Déa Limeira e Nilson Fernandes, tendo infância, vivida entre os bairros de Mangabeira e Bancários, em João Pessoa. Membro de uma família que faz parte da história da cultura paraibana e neto da escritora e poeta, Dora Limeira, Tibério, desde muito cedo vivenciou de perto a efervescência cultural da cidade. Foi, justamente, através da música que ele passou a circular, com mais afinco pela cidade de João Pessoa e outros municípios paraibanos.
Adolescência e Juventude
Em 1998, fundou a banda Arrastamangue, grupo musical inspirado nas sonoridades de Chico Science, Nação Zumbi, Jackson do Pandeiro, Jaguaribe Carne e no Musiclube da Paraíba. No ano seguinte, surgiu o Sala de Reboco, banda onde foi vocalista e percussionista. O grupo, entre 1999 e 2007, foi parte importante da cena cultural paraibana, circulando em diversos eventos, festivais e shows.
No ano 2000, ingressou no Centro Federal de Educação e Tecnologia (Cefet), hoje, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). No antigo Cefet, Tibério conheceu o movimento estudantil e a política como ferramenta de transformação. Lá atuou dentro do movimento secundarista, até 2002, quando concluiu o ensino médio.
Em 2003, Tibério entrou na UFPB, inicialmente no curso de Engenharia de Produção. Posteriormente, ele muda de área e ingressa, na mesma instituição, no Curso de Contabilidade. Em 2004, agora no movimento estudantil universitário, ele ingressa no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPB.
No ano seguinte, em 2005, ingressa, pela primeira vez, no serviço público para integrar uma nova ferramenta na gestão pública, o Orçamento Democrático. Como articulador da 14ª região de João Pessoa, Tibério tem atuação de destaque e começa a demonstrar sua capacidade de articulação e realização. Talento reconhecido em 2010, quando foi alçado à condição de Secretário Executivo do Orçamento Democrático, ele implementou a Caravana de Fiscalização e Monitoramento de Obras.
Antes, em 2008, fundou ao lado de amigos e seus irmãos Chico e Regina Limeira, o Samba Trem das Onze, onde segue atuando como pandeirista e vocalista. No ano seguinte, 2009, se formou no curso de Contabilidade da UFPB.
O Gestor competente, político agregador e realizador
Entre 2010 e 2012, Tibério se torna uma das figuras proeminentes da política pessoense, participando de diversas campanhas vitoriosas em João Pessoa e na Paraíba. É a partir daí que alça mais um voo e assume a condição de secretário da Secretária de Juventude, Esporte e Lazer do Governo da Paraíba (Sejel). Na Sejel, Tibério atuou entre 2012 e 2016, participando ativamente de ações, competições e obras que mudaram a história do esporte paraibano. A exemplo das reformas dos Estádios Amigão, em Campina Grande, Perpetão em Cajazeiras e Almeidão, em João Pessoa, além da Vila Olímpica Parahyba, antigo DEDE que, durante a sua gestão na Sejel, foi reconstruída para se tornar o principal equipamento público, na área de esportes, do estado.
Dentro desse período, também acumulou a condição de Secretário do Empreender Paraíba, programa de fomento e microcrédito assistidos para pequenas empresas e produtores do estado. No Empreender, Tibério foi responsável, por exemplo, pela criação de linhas de crédito específicas para fomentar empreendimentos jovens e projetos culturais.
Vereador de João Pessoa
Se firmando como um quadro político competente como gestor e hábil na construção de diálogos e pontes de convergência, Tibério decide, em 2016, testar seu nome nas urnas e disputa, pela primeira vez, a eleição para vereador de João Pessoa. No teste, ele passa com louvor, sendo eleito como um dos mais votados naquele pleito, com 5,399.
Na Câmara Municipal da capital de todos os paraibanos, entre 2017 e 2019, Tibério trava importantes debates e se torna um vereador atuante em diversas frentes. Aprovando projetos e propondo leis importantes, como:
- Lei de Inspeções Prediais;
- Garantia de prioridade nos programas habitacionais para mulheres vítimas de violência doméstica;
- Censo de Inclusão da Pessoa Autista;
- Revisão, Modernização e Desburocratização do Plano Municipal de Cultura;
- Cinema adaptado para crianças e adolescentes autistas;
- O dia municipal de visibilidade do uso medicinal da Cannabis,
- Criação do Selo Escola Amiga da Inclusão;
- Regulamentação do Banco de Alimentos Municipal;
- Prática de educação física adaptada nos estabelecimentos de educação privados e públicos;
- Reserva de vagas de estágio para pessoas com deficiência;
- Obrigatoriedade da Divulgação de programas e projetos para pessoas idosas;
Ainda na Câmara, atuou em diálogo com a sociedade civil na revisão do Plano Diretor de João Pessoa e em pautas que envolveram seguimentos sociais como Juventude, Negritude, Mulheres, LGBTQI+, pessoas com deficiência e pessoas com transtorno do espectro autista.
SEDH e Pandemia
No fim de 2019, Tibério se afasta da Câmara Municipal de João Pessoa e decide não disputar a reeleição, para assumir a SEDH. De volta ao Governo da Paraíba, enfrenta, m uma pasta estratégica, a maior crise sanitária do século, a Pandemia da Covid-19.
Com muito trabalho, consegue em conjunto com sua equipe, promover ações emergenciais como a distribuição de centenas de milhares de cestas básicas para famílias em condição de vulnerabilidade. Nesse período, também institui o programa Prato Cheio que distribui mais de 6 mil refeições diárias em 4 municípios do estado. Além da criação do programa Tá na Mesa, reconhecido como uma iniciativa vitoriosa para a garantia da segurança alimentar da população. Assim também como uma iniciativa fomentadora dos pequenos negócios e produtores locais de 83 municípios da Paraíba.
Na gestão de Tibério, também foram criados programas como o Escritório Social, ação que busca reinserir no mercado de trabalho pessoas em regime semiaberto, aberto e livramento condicional ou ainda que tenham tido suas penas extintas.
Secretária da Administração
No começo de 2023, Tibério assume a Secretaria de Administração do Estado, espinha dorsal da gestão João Azevedo – de onde contribui com todo o seu estafe para que a Paraíba siga crescendo, mantendo seu potencial de investimentos sem comprometer a saúde fiscal do Estado.
Trabalho que já rende frutos, a exemplo do anúncio, feito pelo governador, de abertura de concursos públicos com 2380 vagas – ampliando os quadros funcionais em áreas estratégicas como a segurança pública e a educação do jeito certo: fazendo os novos servidores entrarem pela porta da frente!
Presidência do PSB João Pessoa
Tibério assume em 2023 a presidência do PSB em João Pessoa com a missão de ampliar a representatividade do partido na Capital, construindo as condições para a eleição de uma forte bancada socialista na Câmara de Vereadores.
E, também, com o propósito de reunir as siglas progressistas em defesa da democracia, blindando a Paraíba contra as células fascistas que tanto ameaçaram (e seguem ameaçando) o país, com suas pautas excludentes, disseminadores de ódio e preconceito, além de fomentar o aumento das distâncias sociais e o empobrecimento da população.
Uma ação que já está em curso e cujo ponta pé inicial foi dado em seminário que reuniu na Capital representantes do PT, PDT, PCdoB, PMN, Solidariedade, REDE, Agir e Pav, sob a liderança do governador João Azevedo.
A base mais sólida
Casado com Suzy, pai de Cecília, Rudá e Iara, tocando samba e com muita força de trabalho, Tibério segue ativo e atento – firme na busca da melhoria das condições de vida do povo paraibano. Com a tranquilidade de quem deixa portas abertas e boas sementes plantadas por onde passa, ele caminha de cabeça erguida.
Consciente de que, mesmo com apenas 38 anos, está construindo um capítulo inspirador como liderança política, com uma trajetória pautada no bem coletivo.
Um legado que está apenas no começo…
POR TIBÉRIO LIMEIRA