A Paraíba passa por uma transformação digital.
Um processo que acelerou há três anos, destacando nosso Estado no ranking AbepTic, índice de pesquisa de serviços digitais dos governos estaduais, realizada em colaboração com o BID.
Já em 2020 e 2021, alcançamos o primeiro lugar na oferta de serviços públicos no Nordeste. Em 2022, a Paraíba se posicionou em segundo lugar do Nordeste na capacidade de oferta de serviços públicos, ficando atrás apenas da Bahia.
Atualmente, o Estado possui cerca de 200 serviços digitais em funcionamento.
E é nesse cenário que vamos avançar!
A Secretaria de Administração capitaneia o processo, viabilizando essa transformação tão necessária.
E temos muito bem delineado a importância estratégica de que o Estado esteja, efetivamente, na palma da mão do cidadão.
Encurtando distâncias.
Reduzindo filas.
Agilizando processos.
Viabilizando inclusão.
Mais um passo foi dado semana passada com a realização do 2º Simpósio de Governo Digital.
Um evento para trocar experiências – com especialistas do país e até do exterior – e propor discussões acerca das competências digitais em relação às tecnologias, ferramentas, métodos e processos de transformação digital na administração pública estadual.
Este ano, o tema foi “cidadão no foco”.
E não poderia ser diferente.
É para as cidadãs e cidadãos que essa transformação está acontecendo.
Vamos seguir ampliando nossa presença digital, disponibilizando mais serviços e desburocratizando o acesso ao Estado.
Um slogan famoso do marketing prega que não há distância que nos separe.
Faço um adendo:
Há tecnologia que nos une.
E vamos lançar mão dela. Cada vez mais.