Você está visualizando atualmente Governo do Estado investe no paradesporto
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Governo do Estado investe no paradesporto

Investimento no paradesporto pode ser considerado uma grande marca do Governador João Azevêdo, e uma prova concreta do que afirmei é o investimento mensal de cerca de R$ 225 mil por meio do programa Bolsa Esporte, onde inúmeros atletas paralímpicos e técnicos que militam com o segmento aqui no estado, estão recebendo rigorosamente em dia esse incentivo.

Já no mês de maio de 2021, o Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC), em João Pessoa, ganhou um presente do Governo do Estado, que entregou o ginásio paradesportivo José Belarmino de Souza, construído por meio de convênio, no valor de R$ 1,2 milhão, como foi devidamente divulgado pela imprensa (https://paraibaonline.com.br/paraiba/governo-do-estado-realiza-pagamento-de-mais-uma-parcela-do-programa-bolsa-esporte/). O equipamento vai auxiliar no processo de reabilitação de alunos, que agora poderão praticar diversas modalidades do paradesporto, como futebol de 5 e goalball em local apropriado no próprio instituto. É o Governo contribuindo também com a inclusão.

Essas bem feitorias com o objetivo de fortalecer o nosso esporte paralímpico me fez lembrar quando estive a frente da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e em 2013, a equipe do desporto físico descobriu o talento do hoje recordista mundial e paraolímpico, Petrúcio Ferreira. Simplesmente, ele estava disputando a modalidade de futsal dos Jogos Escolares e Paraescolares e o professor Ricardo Ambrósio, vendo sua velocidade nas quadras o fez convencê-lo a praticar o para-atletismo, onde hoje brilha internacionalmente.

O Governo do Estado atualmente ampliou os pólos do programa Paraíba Paralímpica, que tivemos a satisfação de dar início, onde escolinhas gratuitas para pessoas com deficiência são oferecidas em várias modalidades. Me sinto orgulhoso, pois só nas Paralimpíadas de Tóquio, inúmeros foram os paraibanos e paraibanas que subiram no pódio.

POR TIBÉRIO LIMEIRA